terça-feira, 28 de junho de 2016

Argentinos vêm de bike ao Brasil e produzem documentário sobre tribo indígena Pataxó

Por João Reis e João Miranda 

Fotos: Divulgação / En Cleta Vamos 

Quando alguns jovens amigos decidiram combinar seus conhecimentos e experiências para trabalhar em um projeto nômade, mal imaginavam que no percurso que fariam pelas terras brasileiras encontrariam tamanha riqueza cultural. 

Desde dezembro de 2014 o coletivo En Cleta Vamos está viajando o Brasil em cima de suas bicicletas, desbravando e conhecendo diversos territórios indígenas do nosso país. Iniciaram a viagem no Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e o nordeste brasileiro, terminando a jornada saindo pela fronteira com a Venezuela. 

Nessa longa viagem, visitaram a Reserva da Jaqueira, localizada a 13 km ao norte de Porto Seguro, na Bahia. São mais de 30 famílias da etnia Pataxó que vivem para manter sua cultura e preservar os 827 hectares de Mata Atlântica que ainda restam no local. E da convivência entre os argentinos e os indígenas, veio a criação do documentário Konehõp Upu Ibá – Os Filhos da Mata. 

Após a produção do filme, a viagem deveria seguir em frente. A cada cidade que o coletivo parava para se estruturar, propunham um cine-debate com os moradores da região. Eles acreditam que através de diferentes manifestações artísticas e de intercâmbio cultural, é possível contribuir com um processo de mudança para a sociedade. 

Agora o En Cleta Vamos está em São Paulo, e vai exibir o documentário esta quinta-feira (30), em Pinheiros. Para saber sobre outras futuras exibições, conheça a página do coletivo no Facebook. 

O FILME 



Revelando as causas e consequências do massacre dos Pataxós no ano de 1951, o documentário mostra o processo de homologação e demarcação do território indígena e a criação da escola com educação diferenciada dentro da aldeia. Além disso, explora-se as tradições e costumes dos Pataxós em seu dia-dia na Reserva, expondo suas pinturas corporais, a cozinha comunitária, seus rituais, sua vestimenta e até a procura de lenha para as fogueiras da tribo. O documentário também enfatiza a importância das mulheres na construção de sua comunidade. 

Após a exibição do doc, o coletivo En Cleta Vamos convida a todos para uma roda de conversa sobre o filme com os integrantes do grupo.

Confirme presença no evento CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas participa de encontro com Fausto Franco em Santa Cruz Cabrália

  No dia 22 de abril de 21, participamos de uma reunião com o Secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, que veio a convite do Prefei...