sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Formação da Rede Saberes Indígenas Tupinambá Serra do Padeiro.


Nos dias 25, 26 e 27 de julho do ano 2018, aconteceu no Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro a formação do primeiro modulo, programa saberes indígenas 2018. Essa formação foi coordenada pelo professor orientador Airan de Sousa Lima, com a colaboração dos professores Agnaldo, Maria da Conceição e Cássia Barbosa. A professora Cássia Barbosa apresentou seu trabalho de conclusão de curso trazendo como tema: Serra do Padeiro história, identidade e conflitos século XXI, onde sua apresentação ressaltou toda a história da nossa comunidade (Serra do Padeiro), fazendo todos nós voltarmos no tempo e refletir-nos sobre os nossos antepassados e até mesmo de nosso próprio passado, que era muito difícil e acaba sendo esquecidos, trazendo também a nossa identidade e cultura do povo tupinambá serra do padeiro, relatando também todos os conflitos da aldeia, os ataques das polícia federal e exército, onde vários professores voltaram a refletir sobre aqueles momentos que viveram, esse trabalho teve como referência a própria vivência da professora Cássia Barbosa e também com algumas entrevistas com anciões da aldeia.  Seguindo a professora Maria da Conceição que também apresentou seu trabalho de conclusão de curso, que teve como tema: Educação indígena e educação escolar indígena, esse trabalho foi realizado com pesquisas dentro da própria comunidade, com entrevistas aos anciões, e até mesmo seguindo o modelo de algumas pesquisas já realizadas na comunidade, servindo como referência. Contamos também com a apresentação do Professor Agnaldo que apresentou seu trabalho de conclusão de curso, com o tema: entre fontes bibliográficas e memórias orais na prática da educação escolar indígena; onde ressalta a história baseadas em fontes bibliográficas e nas memórias no âmbito da educação indígena e educação escolar indígena, tendo como exemplo a trajetória do povo Kariri - Sapuyá, umas das etnias que compõem o povo pataxó Hã-hã-hãe. Essas apresentações foram ricas em conhecimentos e gerou várias discursões sobre os temas apresentados.
Durante esses três dias os professores participaram ativamente das atividades propostas. Os mesmos realizaram atividades de pinturas corporais, fazendo as experiências dessas pinturas, que foi um momento de aproximação e aprendizagem, pois muitos professores nunca tinham feito essa experiência. Os professores traçaram propostas de atividades, visando fortalecer a nossa escola através dos nossos anciões, que é a fonte de sabedoria de nosso povo, e com isso nossa cultura é fortalecida cada vez mais.
Durante todas essas atividades os professores cursistas e alguns que participaram, fizeram a leitura dos textos: Primeiros Passos Pelos Caminhos da Alfabetização e do Letramento das múltiplas Linguagens na Educação e o texto do professor Domingo Nobre “ Letramento ou Escolarização? Escola e Projeto de Sociedade, que Escola Temos e Que Escola Queremos, fazendo com que os professores refletissem sobre as práticas pedagógicas em nossas escolas, buscando assim mudanças nos métodos de ensino, cada professor produziu textos relatando a real situação das nossas escolas indígenas buscando soluções de melhoras a partir do projeto saberes. Durante esses três dias de formação, todos os objetivos foram alcançados, os professores saíram entusiasmados com os trabalhos realizados, deixando já agendadas algumas visitas aos nossos anciões, para que nossa história seja contada através deles “ história viva”.
Texto: Airan de Sousa Lima

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