quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Programa Formação Saberes Indígenas na Escola Módulo II: Avaliação e Planejamento nas Escolas Indígenas



Hoje, 16 de agosto de 2018 iniciou o II módulo da formação de professores Indígenas do Programa Saberes Indígenas na Escola do Território Yby Yara. A programação segue até dia 18 de agosto.
As atividades tiveram início com o cântico Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hã-hã-hãe, após esse momento o Coordenador Adjunto do Programa, Edson Kayapó, deu as boas vindas a todos parentes e passou todos informes de importância do programa. Em seguida os orientadores relataram as atividades desenvolvidas nas escolas, o trabalho desenvolvido para a valorização das pinturas corporais e também aconteceram apresentações de alguns trabalhos de TCC, que foram pesquisas realizadas por professores indígenas nas comunidades.  
Nos momentos seguintes os formadores irão trabalhar as temáticas avaliação e planejamento nas escolas indígenas, com o objetivo de propiciar reflexões, análises, produções sobre as práticas dos referidos temas. Salientado, que os Saberes Indígenas têm como objetivo, integrar a escola e a comunidade no seus saberes tradicionais, valorizando a oralidade e suas ancestralidades, entre outros.
Os Saberes Indígenas na Escola - Yby Yara - é um Programa do Ministério da Educação, criado pela portaria do MEC nº 1.061. Em seis de dezembro de 2013. A portaria nº 98 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidades e Inclusão (SECAD) regulamentou o Programa, que é viabilizado em parceria com o Instituto Federal da Bahia, campus Porto Seguro ( IFBA) e com o apoio das Coordenações Indígenas da Secretaria do Estado da Bahia, da Coordenação de Educação Escolar Indígena do município de Santa Cruz Cabrália, da Diretoria da Educação de Escolar Indígena do município de Porto Seguro e ainda, com o apoio dos municípios de Pau Brasil, Ilhéus, Camamu, Prado e FUNAI.
O Fórum de Educação do Estado da Bahia - FORUMEIBA, que reúne todos os povos da Bahia, é também um grande apoiador das formações nas articulações, promovendo a garantia nos comprimentos dos direitos educacionais no estado da Bahia.
Texto-Juari Pataxó  

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