sexta-feira, 17 de agosto de 2018

II Módulo de Formação da Rede Saberes Indígenas na Escola Território Yby Yara.


Formação do I Módulo do Saberes Indígenas Pataxó Hã hã hãe.


Formação do I Módulo do Saberes Indígenas Pataxó Hã hã hãe.


Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de julho do corrente ano, a primeira formação 2018 dos saberes indígenas, no Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru, no Município de Pau Brasil-Ba. Contando com a participação tanto dos professores cursistas, quanto aos demais professores que deram a sua contribuição nessa formação, todos juntos em busca de uma educação diferenciam, e igualitária. Diante das dificuldades enfrentadas os professores, por ser uma comunidade de acesso ruim, os envolvidos conseguiram garantir um bom número de participantes de professores indígenas, atingindo os objetivos e os anseios da comunidade Indígena Pataxó  Hã hã hãe. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Formação da Rede Saberes Indígenas na Aldeia Coroa Vermelha.

Nos dias 16, 17 e 18 de julho aconteceu na escola indígena de Coroa Vermelha  a formação do primeiro módulo do ano de  2018, do  Programa Saberes Indígenas para que contou com a participação dos professores Pataxó das Aldeias Mata Medonha,  Aldeia Coroa Vermelha, Aldeia da Agricultura, Aldeia da Aroeira,Aldeia  Aratikum , Aldeia Txihí Kamaywrá e Aldeia  Nova Coroa. A formação foi coordenada pelo professores orientadores Jussimar Pataxó e Edenildo Pataxó  com a colaboração da coordenadora de ação Raimunda Pataxó  e da formadora Arissana Pataxó. O formador pesquisador Juari Braz Pataxó também apresentou seu trabalho de conclusão de curso trazendo a trajetória de Alfredo Braz, onde ressaltou a importância dos trabalhos feitos pelos estudantes indígenas a serem trabalhados nas escolas indígenas. O supervisor Ibuí Pataxó e o orientador Ademário Pataxó  também participaram e contribuiram com as atividades.
Durante esses  três dias de formação os professores presentes participaram ativamente das atividades propostas:
Os professores realizaram atividades de pinturas corporais e desenvolveram propostas de atividades que possibilitem a inserção e fortalecimento dos Saberes Pataxó nas escolas através das músicas, ervas medicinais, pinturas  corporais , e vivência dos mais velhos que são verdadeiros livros, que muitas vezes são esquecidos.
Durante as atividades fizeram leituras e discutiram  o texto da professora  Geovanda  "Primeiros Passos pelos Caminhos da Alfabetização e do Letramento das Múltiplas Linguagens na Educação"  e o texto do professor  Domingo Nobre "Letramento ou Escolarização? Escola e Projeto de Sociedade". A partir das reflexões das questões "Que escola temos e que escola queremos"  produziram textos  refletindo e avaliando as "suas" práticas pedagógicas nas escolas indígenas.
Diante de três dias de atividades os objetivos foram alcançado com muito entusiasmo e  muita dedicação dos professores indígenas  , que  também  tiveram a oportunidade de prestigiar as apresentações dos Trabalhos de Conclusão dos universitário  indígenas do Curso da Turma da Licenciatura Intercultural  Indígena da UNEB ( Universidade do Estado da Bahia) que aconteceu na Escola Pataxó de Coroa Vermelha, que contou com a presença da comunidade e de lideranças.
Juari  Pataxó.

Programa Formação Saberes Indígenas na Escola Módulo II: Avaliação e Planejamento nas Escolas Indígenas


Programa Formação Saberes Indígenas na Escola Módulo II: Avaliação e Planejamento nas Escolas Indígenas



Hoje, 16 de agosto de 2018 iniciou o II módulo da formação de professores Indígenas do Programa Saberes Indígenas na Escola do Território Yby Yara. A programação segue até dia 18 de agosto.
As atividades tiveram início com o cântico Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hã-hã-hãe, após esse momento o Coordenador Adjunto do Programa, Edson Kayapó, deu as boas vindas a todos parentes e passou todos informes de importância do programa. Em seguida os orientadores relataram as atividades desenvolvidas nas escolas, o trabalho desenvolvido para a valorização das pinturas corporais e também aconteceram apresentações de alguns trabalhos de TCC, que foram pesquisas realizadas por professores indígenas nas comunidades.  
Nos momentos seguintes os formadores irão trabalhar as temáticas avaliação e planejamento nas escolas indígenas, com o objetivo de propiciar reflexões, análises, produções sobre as práticas dos referidos temas. Salientado, que os Saberes Indígenas têm como objetivo, integrar a escola e a comunidade no seus saberes tradicionais, valorizando a oralidade e suas ancestralidades, entre outros.
Os Saberes Indígenas na Escola - Yby Yara - é um Programa do Ministério da Educação, criado pela portaria do MEC nº 1.061. Em seis de dezembro de 2013. A portaria nº 98 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidades e Inclusão (SECAD) regulamentou o Programa, que é viabilizado em parceria com o Instituto Federal da Bahia, campus Porto Seguro ( IFBA) e com o apoio das Coordenações Indígenas da Secretaria do Estado da Bahia, da Coordenação de Educação Escolar Indígena do município de Santa Cruz Cabrália, da Diretoria da Educação de Escolar Indígena do município de Porto Seguro e ainda, com o apoio dos municípios de Pau Brasil, Ilhéus, Camamu, Prado e FUNAI.
O Fórum de Educação do Estado da Bahia - FORUMEIBA, que reúne todos os povos da Bahia, é também um grande apoiador das formações nas articulações, promovendo a garantia nos comprimentos dos direitos educacionais no estado da Bahia.
Texto-Juari Pataxó  

Primeiro Módulo de Formação da Rede Saberes Indígena do Sul e Extremo Sul da Bahia


Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas participa de encontro com Fausto Franco em Santa Cruz Cabrália

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