segunda-feira, 25 de janeiro de 2016


Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

 A 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que aconteceu em Palmas (TO),  trouxe três medalhas para índios baianos, da etnia Pataxó. No arremesso de lança, ouro para Itaguari Pataxó. Na corrida de 100m, Carolina Pataxó também subiu ao lugar mais alto do pódio. Já na prova masculina dos 100m, Washington Pataxó garantiu a prata.

Durante os jogos, houve a participação de mais de dois mil atletas, vindos de 33 países diferentes. O Brasil mandou cerca de 24 etnias para participar do torneio, e a Bahia foi o único estado do Nordeste a mandar uma delegação com 50 atletas inscritos.
Os pataxó conquistou três medalhas, foram duas medalhas de ouro – arremesso de lança, com Itaguari Pataxó, e corrida de 100m, com Carolina Pataxó –, e uma medalha de prata para Washington Pataxó, nos 100m.

Competição- A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas teve como mote “Agora Somos Todos Indígenas”. Ao todo, 11 modalidades esportivas tradicionais estiveram em disputa em Palmas: tiro com arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; corrida de velocidade rústica; canoagem rústica; corrida de tora; lutas corporais; xikunahati; futebol de campo; atletismo e natação (travessia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas participa de encontro com Fausto Franco em Santa Cruz Cabrália

  No dia 22 de abril de 21, participamos de uma reunião com o Secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, que veio a convite do Prefei...